
O SIMI-JF (Sistema Municipal de Inovação de Juiz de Fora) tem por objetivo estimular, organizar e apoiar ecossistemas e mecanismos de inovação em Juiz de Fora e região, com a missão de potencializar a competitividade, a cooperação e o crescimento de organizações que tenham como propósito o desenvolvimento de startups, empresas sustentáveis, negócios de baixo impacto socioambiental, redes de produção local e cooperativas de base tecnológica, cujas ações estão associadas à geração de produtos, a processos e serviços inovadores e à transferência difusão de tecnologias.
A segunda reunião do Sistema Municipal de Inovação de Juiz de Fora foi marcada pelo lançamento do site do SIMI JF, que reúne notícias sobre o ecossistema de inovação local, traz informações sobre legislações, além da agenda de eventos ligados ao tema. O site foi desenvolvido pelo assessor da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Rafael Gonçalves, viabilizado pela Fadepe e já está disponível para acesso pelo endereço eletrônico.
Por meio da página, os interessados podem se cadastrar no SIMI JF, saber mais sobre a Lei de Inovação de Juiz de Fora e acompanhar as ações do Sistema. O objetivo é promover a articulação de todos os atores do ecossistema local de inovação e a sinergia de atividades que já acontecem de forma fragmentada, fortalecendo os movimentos e estimulando cada vez mais as organizações a se engajarem nas ações de inovação da cidade.
Também durante a reunião, os grupos temáticos formados por integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Comdeti) apresentaram o andamento dos trabalhos para a regulamentação do Conselho; da Lei Municipal de Inovação; e o desenvolvimento do Plano Municipal de Inovação de Juiz de Fora.